HomeEconomia

Nova plataforma quer fortalecer exportações do agronegócio

Nova plataforma quer fortalecer exportações do agronegócioferramentar pretende fortalecer presença brasileira lá fora. Foto: Claudia Naves/Appa

População ocupada no agro no 1º tri atinge nível mais alto desde 2016
Juros para agro já preveem curva da Selic, mas não impedem reajuste, diz Caixa
Lei da União Europeia pode incitar boas práticas e garantir ganhos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acaba de lançar o ConectaAgro, uma nova ferramenta interativa desenvolvida para fortalecer o fluxo de informações e ampliar as exportações e a presença internacional do agronegócio brasileiro.

A ferramenta reúne informações sobre intercâmbio comercial, eventos, feiras e a atuação dos 40 adidos agrícolas em países considerados estratégicos para o comércio exterior brasileiro. De acordo com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro a inciativa se soma a outras recentemente lançadas pelo Mapa, com o objetivo de fortalecer a presença internacional do Brasil.

“Nosso propósito é abrir portas para mercados externos e garantir que o país continue sendo um dos principais fornecedores globais de alimentos”, destacou.

Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, a proposta, com mais essa ferramenta, é ajudar o exportador a aproveitar as oportunidades geradas pelos 348 mercados abertos no governo atual.

“Ter acesso rápido e preciso a informações de mercado é essencial tanto para o início quanto para a consolidação de negociações comerciais. A agilidade na obtenção desses dados permite tomadas de decisão mais estratégicas, alinhadas às necessidades e expectativas dos mercados internacionais, garantindo maior competitividade e assertividade nas negociações”, afirmou.

Com adidos agrícolas posicionados em 38 postos ao redor do mundo, o Brasil mantém uma presença ativa em mercados considerados prioritários, com destaque para o recente incremento de adidâncias especialmente em países da África.