HomeMundo

Brasil exportou aos países árabes mais de 800 mil t de carne de frango, diz ABPA

Brasil exportou aos países árabes mais de 800 mil t de carne de frango, diz ABPAGuerra na Ucrânia potencializou a exportação brasileira. Foto: Agência Brasil

Alta de ração afeta todos os mercados de proteína animal, diz ABPA
Suspensão de tarifas da Coreia do Sul pode impulsionar exportações de suínos, diz ABPA
Sem desoneração, aumento de custos podem impactar inflação e empregos, alerta ABPA

O Brasil exportou aos países árabes mais de 800 mil toneladas de carne de frango apenas no primeiro semestre deste ano, afirmou, na segunda-feira, 4/7, Ricardo Santin, presidente do Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), durante participação em painel do 4º Fórum Econômico da Câmara Árabe de Comércio Brasileiro.

Segundo Santin, a guerra na Ucrânia potencializou a necessidade daqueles países em conseguir alimentos. Para ele, o Brasil está pronto e apto a continuar embarcando a proteína aos países árabes, conforme a demanda. “O desafio é continuar a fazer bem e a respeitar a lei islâmica”, acrescentou.

Potencial de crescimento

No mesmo evento, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, destacou que o comércio do Brasil com os países árabes atingiu a cifra histórica de US$ 24 bilhões em 2021, mas que mostra ainda “enorme potencial de crescimento”, com destaque para os produtos do agronegócio.

“O Brasil se tornou o maior exportador de proteína halal permitido aos muçulmanos do mundo”, disse o ministro no vídeo gravado para o Fórum. A certificação halal garante que os produtos seguem as regras do islamismo, mas também busca o bem estar animal e a preservação ambiental.

Fonte: Estadão Conteúdo