HomeMundoPecuária

México suspende tarifas de importação para carne de frango

México suspende tarifas de importação para carne de frangoMéxico é o oitavo maior importador de carne de frango do Brasil. Foto: Portos Paranaguá

Alta de ração afeta todos os mercados de proteína animal, diz ABPA
Cenário de incertezas deve impedir avanço maior no setor de suínos em 2022, afirma Cepea
ABPA lamenta declaração de ministro francês sobre carne de frango brasileira

A Presidência da República do México publicou na segunda, 16/5, um Decreto que suspende as tarifas para a importação de carne de frango para nações que tenham estabelecimentos habilitados a exportar o produto para aquele país.

A medida é válida para países que, como o Brasil, tenham constituído acordo sanitário com as autoridades mexicanas.

A abertura do mercado contempla diversos produtos de aves e vigorará pelo prazo de um ano. Não há, desta vez, o estabelecimento de cotas, como tem ocorrido nos últimos anos com as importações provenientes do Brasil.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, os exportadores brasileiros de carne de frango têm aumentado sua relevância entre os parceiros pela segurança alimentar do México.

“O Brasil tem complementado a demanda mexicana por carne de frango, colaborando com a indústria local, como em outras oportunidades. Neste contexto, é esperado que nosso país possa aumentar os volumes para este destino”, analisa Santin.

De acordo com os dados da ABPA, o México é o atual oitavo maior importador de carne de frango do Brasil.  Entre janeiro e abril, o país importou 58,5 mil toneladas, número 128,6% em relação ao mesmo período de 2021, com 25,6 mil toneladas.

Fonte: ABPA