HomeProdutividade

Abelhas impulsionam soja e viram ‘selo de sustentabilidade’

Abelhas impulsionam soja e viram ‘selo de sustentabilidade’Foto: Antonio Neto/arquivo Embrapa

Indea investiga morte de pelo menos 1 milhão de abelhas em Brasnorte
Agrotóxicos sob suspeita por morte de abelhas no Brasil
Ibama restringe uso de agrotóxico Tiametoxam para proteger abelhas

Por André Garcia

Além de garantirem aumentos de até 18% na produtividade da soja, as abelhas também podem atuar como um “termômetro de conservação” nas fazendas, atestando a adoção de boas práticas e o compromisso com a sustentabilidade. Não à toa, produtores de Mato Grosso já estão apostando na estratégia.

É o caso de Andrey Costa Beber, de Nova Mutum, que mantém 40 caixas com colmeias próximas às áreas cultivadas. A prática já completa cinco anos e, de acordo com ele, desde então, as abelhas convivem, e muito bem, a menos de 100 metros das plantações.

“Elas são um termômetro do equilíbrio ambiental. Se estão ali saudáveis, é sinal de que estamos fazendo a coisa certa. E ainda geram uma renda extra para nosso colaborador, que faz disso o seu negócio”, conta.

A interação é benéfica para ambos os lados: enquanto a soja fornece néctar e pólen às abelhas, elas devolvem o favor ampliando a fecundação das flores e o rendimento da safra.

Foto: Mateus Dias/Aprosoja MT

Para tanto, o produtor Luimar Luiz Gemi, de Sorriso, posiciona as colmeias estrategicamente conforme a época do ano e a floração disponível. Na seca, por exemplo, elas ficam mais próximas das fontes de água. O resultado desse cuidado foi a diversificação.

“Abrimos as porteiras para os apicultores instalarem suas caixas nas nossas reservas. Hoje temos produção de grãos, fibra e também de mel. Isso mostra que é possível produzir sem prejudicar a natureza”, afirma.

Efeito ampliado

A adoção de boas práticas é o que garante essa convivência sem prejuízo ao meio ambiente. O manejo adequado evita efeitos adversos das tecnologias utilizadas nas lavouras – inclusive no uso de defensivos. Com isso, o impacto positivo das abelhas vai além das lavouras.

“O efeito se amplia pela região em volta das fazendas, como as matas, outras formações de espécies silvestres e os cursos de água. O aspecto mais sensível para uma integração harmônica entre essas atividades é a correta aplicação de medidas fitossanitárias”, diz o pesquisador Décio Gazzoni, da Embrapa.

Além disso, para garantir o sucesso dessa relação, o diálogo constante é indispensável. “O diálogo entre as partes deve envolver tanto o sistema de produção utilizado pelo agricultor quanto o manejo das abelhas usado pelo apicultor, especialmente quando uma dessas ações impacta a outra”, reforça.

Selo de sustentabilidade

De acordo com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), a integração simboliza a visão do campo que respeita os ciclos da natureza, valoriza a vida e garante o alimento que chega à mesa. Em um mercado cada vez mais exigente, esta será a principal vantagem competitiva.

“Recebemos alunos de escolas da região, mostramos como conduzimos nossa atividade. Queremos quebrar esse estigma de que o agricultor é inimigo do meio ambiente”, acrescenta Luimar.

Impulsionando a apicultura

Estudos da Embrapa indicam que a produtividade da soja pode ser entre 13% e 18% maior com a presença de abelhas no entorno da lavoura. E as vantagens também se estendem à apicultura.

“A média de produtividade de uma colmeia de abelhas, no Brasil, é inferior a 20 kg/ano. Porém, apicultores que migraram seus apiários para as proximidades de lavouras de soja mencionam colheitas duas ou três vezes superiores a esta quantidade, apenas durante o período de floração da soja”, relata Gazzoni.

Guia para a integração

Recentemente a Embrapa lançou a cartilha Boas Práticas para Integração entre Apicultura e Sojicultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a BASF Soluções para Agricultura. O guia traz instruções para auxiliar na integração entre as atividades agrícolas e apícolas, ou seja, a produção de soja e de mel – já está disponível.

 

LEIA MAIS:

Crise climática ameaça abelhas e produção de soja por tabela

Ibama restringe uso de agrotóxico Tiametoxam para proteger abelhas

Fazendeiros são indiciados por morte de 9 milhões de abelhas em Goiás

Agrotóxicos sob suspeita por morte de abelhas no Brasil

Premiada por práticas sustentáveis, Sorriso viu morte de abelhas por agrotóxico

Abelhas geram economia de R$ 50 bilhões por ano à agricultura