HomeAgriculturaPecuária

PIB do agronegócio registra queda de 4,22% em 2022

PIB do agronegócio registra queda de 4,22% em 2022Recuo se deveu ao aumento dos custos dos insumos. Foto: Pexels

Compra de fertilizantes para plantio de soja está atrasada em MT
Protetor solar para plantas aumenta produtividade no campo
Poluição do ar por incêndios provoca 1,5 milhão de mortes anuais

O PIB do agronegócio brasileiro, calculado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), caiu 4,22% em 2022, após sucessivos recordes em 2020 e em 2021, fazendo do biênio um dos melhores da história recente do agronegócio brasileiro.

Segundo pesquisadores do Cepea, o principal motivo para este cenário é a forte alta dos custos com insumos, tanto na agropecuária quanto nas agroindústrias. Com isso, a participação do agronegócio no total do PIB brasileiro ficou em 24,8%, abaixo dos 26,6% registrados em 2021..

Enquanto o PIB agrícola recuou expressivos 6,39%, o do pecuário avançou 2,11%. Pesquisadores do Cepea indicam que o resultado negativo do PIB do ramo agrícola esteve atrelado à forte alta dos custos com insumos para a produção agrícola dentro da porteira, como fertilizantes, defensivos, combustíveis, sementes e outros.

Esses aumentos foram maiores do que o crescimento do faturamento, que teve uma elevação real de 6,44% e crescimento real de 37,4% dos custos com insumos. Além disso, a redução da produção de culturas importantes, como a soja, também afetou o desempenho do PIB agrícola.

Quanto ao ramo pecuário, o crescimento do PIB em 2022 esteve atrelado aos avanços nos segmentos primário e de agrosserviços. No primário, houve aumento do valor bruto da produção, somado à redução dos custos com insumos; comparado ao patamar  elevado alcançado em 2021.]

Fonte: Cepea