HomeAgricultura

Produtor pode emitir Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais de 2023

Produtor pode emitir Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais de 2023Documento comprova a inscrição do imóvel no SNCR. Foto: Agência Brasil

Tesouro suspende contratação de linhas com subsídio no crédito rural
Policiais ambientais da PM fecham garimpo ilegal em Peixoto de Azevedo
Questão climática faz indenização no campo aumentar 49% no outono

O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), referente ao exercício de 2023, para consulta ou emissão pelo produtor rural, está autorizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde a terça-feira, 20/6. A informação é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Segundo a CNA, o documento é pré-requisito para comprovar a inscrição do imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e condição para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural.

O CCIR é fundamental também para a concessão de crédito agrícola, pois é exigido por bancos e agentes financeiros.
A CNA destaca, ainda, a obrigatoriedade de obtenção do CCIR por proprietários, titulares do domínio útil ou ocupantes a qualquer título de imóveis rurais. Sem o certificado, os proprietários não poderão, sob pena de nulidade, desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda imóveis rurais.

“É importante o produtor rural ficar atento ao prazo para o pagamento, que é de 30 dias após a data do lançamento. Se a quitação não ocorrer até a data limite, haverá cobrança de juros e multa”, disse em nota o assessor técnico da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, José Henrique Pereira.

O CCIR é válido por um ano, contado a partir da data do pagamento da guia de validação. O site do Incra também informa quando deve ser feita a nova emissão.

O procedimento pode ser feito pelo site do Incra, por telefone celular no aplicativo SNCR-Mobile em sistemas Android ou IOS, pelo endereço da Declaração de Cadastro Rural (DCR), nas Salas da Cidadania das Superintendências Regionais do Incra, Unidades Avançadas, e Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs).

Fonte: Estadão Conteúdo