HomeProdutividade

Falta de chuva preocupa produtores de soja em MT

Falta de chuva preocupa produtores de soja em MTProdutores seguem atentos. Foto: CNA

Agro brasileiro contabiliza 44 novos mercados externos em 2023
Nova lei ambiental põe agro em posição crítica, alerta Carlos Nobre
‘Vamos promover ainda mais as boas práticas agrícolas’, diz presidente do BB

Mesmo com o retorno das chuvas no Cerrado, o solo ainda não atingiu o equilíbrio necessário para garantir o desenvolvimento uniforme das lavouras de soja. Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a umidade segue no limite e já há relatos de replantio e até de abortamento de flores e vagens em áreas isoladas.

De acordo com o Canal Rural, contudo, a previsão de novas precipitações para esta semana renova a expectativa de recuperação e redução das perdas iniciais. Assim, os produtores seguem atentos à consolidação das lavouras e à janela ideal de plantio, fatores decisivos para definir o desempenho da safra 2025/26.

Cenário nacional

Segundo levantamento da AgRural, a semeadura da soja 2025/26 atingiu 61% da área estimada no Brasil até a última quinta-feira, 6/11. O número mostra avanço em relação à semana anterior (47%), mas ainda está abaixo dos 67% registrados no mesmo período da safra passada.

Goiás lidera o ritmo de plantio, impulsionado pelas chuvas mais regulares, enquanto outras regiões ainda enfrentam irregularidade climática.

Milho

O milho verão 2025/26 também avança. No Centro-Sul, o plantio chegou a 72% da área prevista — acima dos 59% da semana anterior e praticamente em linha com os 72,5% registrados há um ano.

A regularização das chuvas no Sudeste e em Goiás tem sustentado o ritmo, embora a umidade ainda varie entre localidades.

 

LEIA MAIS: 

Chuva irregular ameaça soja e janela do milho em Mato Grosso

A supremacia da soja brasileira é destaque internacional