HomeAgriculturaProdutividade

Imea estima incremento de 2,55% na área de soja no MT para a Safra 22/23

Imea estima incremento de 2,55% na área de soja no MT para a Safra 22/23Valorização do preço do grão é um dos fatores do possível incremento. Foto: CNA

Desmatamento precisa cair pela metade para Brasil cumprir sua NDC
Cultivo da pitaya orgânica envolve família no Norte de MT
Ipea reduz projeção de alta do PIB Agropecuário de 2021, de 1,7% para 1,2%

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária  (Imea) divulgou a primeira estimativa para a Safra 22/23 de soja no Estado. De acordo com a entidade, a área aguardada para a próxima temporada ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 21/22.

A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o cenário de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — nordeste, noroeste e norte.

No que tange à produtividade, a estimativa foi projetada em 58,62 sc/ha, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da Safra 21/22. Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas, devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.

Por fim, a produção ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o Estado.

Fonte: Imea