HomeAgriculturaProdutividade

Imea estima incremento de 2,55% na área de soja no MT para a Safra 22/23

Imea estima incremento de 2,55% na área de soja no MT para a Safra 22/23Valorização do preço do grão é um dos fatores do possível incremento. Foto: CNA

Maioria dos executivos brasileiros acredita que mudança climática impactará negócios em 2022
Embargo da China à carne já afetou um pouco exportações no 3º trimestre, diz IBGE
168 entidades divulgam carta contra construção de porto no Rio Paraguai

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária  (Imea) divulgou a primeira estimativa para a Safra 22/23 de soja no Estado. De acordo com a entidade, a área aguardada para a próxima temporada ficou projetada em 11,13 milhões de hectares, incremento de 2,55% em relação à safra 21/22.

A ampliação inicial está pautada pela valorização do preço da oleaginosa, demanda aquecida e o cenário de preços favoráveis dos subprodutos da soja, o que motivou alguns produtores a fazerem a conversão de áreas de pastagens para agricultura, principalmente em regiões onde a pecuária predomina — nordeste, noroeste e norte.

No que tange à produtividade, a estimativa foi projetada em 58,62 sc/ha, o que representa 1,26% abaixo em relação ao rendimento da Safra 21/22. Apesar do recuo na estimativa, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas, devido a alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra, como: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção.

Por fim, a produção ficou projetada em 39,48 milhões de toneladas para o Estado.

Fonte: Imea