HomePecuária

Rússia retira restrições à importação de carne bovina brasileira

Rússia retira restrições à importação de carne bovina brasileiraExportações para o país foram de US$ 165 mi em 2023. Foto: Agência Brasil

Gigantes do agro compram grãos de fazendas envolvidas em ilegalidades
Aprovada pelo Senado MP que estimula mercado de carbono na gestão de florestas
Mais uma vez clima castiga produtores na colheita de soja de MT

O governo brasileiro anunciou na sexta-feira, 7/4, o fim das restrições à carne bovina brasileira impostas pela Rússia em razão do caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) atípica no Estado do Pará detectado em fevereiro. O anúncio se soma à recente reabertura do mercado das Filipinas, que aconteceu em 28/3, e à reabertura de outros mercados representando a plena normalização do comércio do produto com a Rússia.

Diferentemente da forma clássica da enfermidade – conhecida como “mal da vaca louca” -, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino não representa risco à saúde pública e tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em função do caso, a Rússia havia suspendido, em 1/3, a importação de carne bovina proveniente de animais com mais de 30 meses de idade provenientes do Pará.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio de sua rede de embaixadas, em conjunto com as adidâncias agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em países estratégicos, segue atuando desde a ocorrência do caso de EEB para evitar fechamentos indevidos de mercados.

Em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas do produto. As Filipinas são o sexto destino das exportações de carne bovina do Brasil, somando 275 milhões de dólares em 2022 (61 mil toneladas).

Fonte: Mapa