HomeEcologia

Onde de calor ganha ainda mais força no centro do País

Onde de calor ganha ainda mais força no centro do PaísCalor será excepcional mesmo para os padrões de Cuiabá. Foto: Andre Romeu/Gcom-MT

Calor e seca reduzem produtividade da soja, diz estudo do Ipam
Setembro começa com tempo quente e seco em Mato Grosso
Guia dá dicas de como se proteger do calor

A onda de calor está se intensificando no Centro do Brasil, com temperaturas excepcionalmente altas, especialmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo informações do MetSul, nos próximos dias, a região pode registrar máximas entre 43ºC e 45ºC, com picos ainda mais elevados que podem entrar para a história.

No dia 18 de outubro, o Mato Grosso do Sul já experimentou altas temperaturas, atingindo 41,2ºC em Coxim, 41,0ºC em Nhumirim, 40,6ºC em Miranda, 40,5ºC em Água Clara e 40,0ºC em Aquidauana. No Mato Grosso, as máximas alcançaram 42,6ºC em Cuiabá, 41,2ºC em Rondonópolis, 41,1ºC em Gaúcha do Norte, 41,0ºC em Porto Estrela, 40,6ºC em Aragarças e 40,0ºC em São José do Xingu.

Na quinta-feira, o calor aumenta significativamente no Mato Grosso, com máximas entre 43ºC e 45ºC no sul do estado e na região de Cuiabá. Também são esperadas temperaturas de 42ºC a 44ºC no norte do Mato Grosso do Sul. O calor intenso a extremo será sentido em Goiás e Tocantins, com máximas próximas ou acima de 40ºC em muitas cidades.

Cuiabá, a capital do Mato Grosso, será um dos destaques em termos de meteorologia nos próximos dias devido ao calor excepcional que se prevê na cidade. As temperaturas atingirão 42ºC a 44ºC na quinta-feira, 43ºC a 45ºC na sexta-feira, 44ºC a 46ºC no sábado, 43ºC a 45ºC no domingo e 41ºC a 43ºC na segunda-feira.

Há a possibilidade de Cuiabá bater seu recorde histórico de temperatura, que é de 44,ºC, com máximas chegando a 44ºC a 45ºC entre o final desta semana e o início da próxima. Esse recorde foi registrado em 30 de setembro de 2020 durante uma onda de calor intensa que afetou várias regiões da América do Sul.