HomeProdutividade

Programa nacional visa prevenção e controle da praga caruru palmieri

Programa nacional visa prevenção e controle da praga caruru palmieriPraga está presente em municípios de MS e MT. Foto: Mapa

Moradores do campo também são afetados pela fome no Brasil
Nove passos para instalar sistema de geração de energia solar em sua propriedade
Contratações do Plano Safra retornam parcialmente

Nesta terça-feira, 22/5, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou, no Diário Oficial da União (Dou), a Portaria 1.119, que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle de praga quarentenária presente Amaranthus palmeri.

A praga conhecida como caruru palmeri ou caruru gigante é uma das plantas daninhas mais difíceis de serem controladas, devido às suas características biológicas e ao atual quadro de resistência a herbicidas de diferentes mecanismos de ação, além de possuir alta capacidade de adaptação em diferentes ambientes.

Atualmente a praga encontra-se presente oficialmente em duas unidades da Federação, sendo oito municípios do Estado do Mato Grosso e dois municípios do Mato Grosso do Sul, restrita a algumas propriedades.

A norma publicada estabelece critérios para o trânsito interestadual de máquinas e implementos utilizados em propriedades com ocorrência da praga, assim como limita a saída de material de A. palmeri destas áreas.

A portaria ainda determina que plantas presentes em talhão de cultivo devem ser eliminadas antes do florescimento, proíbe a presença de sementes de A. palmeri em lotes de sementes de qualquer espécie, além de determinar critérios para a autorização de pesquisa científica ou estudos de eficácia agronômica.

O Programa consiste na realização de levantamentos fitossanitários anuais de detecção em áreas sem ocorrência da praga e de levantamentos de delimitação quando da detecção de um foco.

Fonte: Mapa