HomeProdutividade

Programa nacional visa prevenção e controle da praga caruru palmieri

Programa nacional visa prevenção e controle da praga caruru palmieriPraga está presente em municípios de MS e MT. Foto: Mapa

Intercâmbio entre França e MT visa Desenvolvimento Sustentável
Brasil pode ter papel de destaque para o mundo como provedor de soluções de baixo carbono
Destruição florestal abriu porteira para novos vírus e pandemias

Nesta terça-feira, 22/5, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou, no Diário Oficial da União (Dou), a Portaria 1.119, que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle de praga quarentenária presente Amaranthus palmeri.

A praga conhecida como caruru palmeri ou caruru gigante é uma das plantas daninhas mais difíceis de serem controladas, devido às suas características biológicas e ao atual quadro de resistência a herbicidas de diferentes mecanismos de ação, além de possuir alta capacidade de adaptação em diferentes ambientes.

Atualmente a praga encontra-se presente oficialmente em duas unidades da Federação, sendo oito municípios do Estado do Mato Grosso e dois municípios do Mato Grosso do Sul, restrita a algumas propriedades.

A norma publicada estabelece critérios para o trânsito interestadual de máquinas e implementos utilizados em propriedades com ocorrência da praga, assim como limita a saída de material de A. palmeri destas áreas.

A portaria ainda determina que plantas presentes em talhão de cultivo devem ser eliminadas antes do florescimento, proíbe a presença de sementes de A. palmeri em lotes de sementes de qualquer espécie, além de determinar critérios para a autorização de pesquisa científica ou estudos de eficácia agronômica.

O Programa consiste na realização de levantamentos fitossanitários anuais de detecção em áreas sem ocorrência da praga e de levantamentos de delimitação quando da detecção de um foco.

Fonte: Mapa