HomeTecnologia

Dados da agropecuária brasileira já podem ser consultados em celular

Dados da agropecuária brasileira já podem ser consultados em celularAplicativo é gratuito e traz informações sobre o agro. Foto: Pexels

Embrapa desenvolve método para calcular sequestro de carbono na pecuária
Famato Embrapa Show divulgará 19 aplicativos para produtor rural
Entidades do agro assinam protocolo de intenções com o governo para levar internet a todo MT

Dados do Observatório da Agropecuária Brasileira já podem ser acessados por meio do aplicativo gratuito,  disponível para celulares e tablets. O app traz um conjunto de informações consolidadas de todos os painéis existentes no Observatório web: agricultura familiar, agropecuária sustentável e meio ambiente, aquicultura, assistência técnica, assuntos fundiários, comércio exterior, crédito rural, fertilizantes, indicações geográficas, pecuária, produtos agrícolas, recursos hídricos, solos (Pronasolos), zoneamento agrícola de risco climático e indicadores.

Assim como na versão web, o Observatório da Agropecuária mobile segmenta-se em dois modelos de apresentação de dados: a plataforma estatística e a geoespacial. A plataforma estatística integra informações de várias fontes e as disponibiliza por meio de dados numéricos, tabulares e representações gráficas acerca dos diversos temas abordados. Alguns painéis estatísticos também apresentam mapas ilustrativos. As consultas nos painéis estatísticos podem ser refinadas com filtros por período, estratificações a nível nacional, estadual e municipal, além de haver filtros específicos para cada tema.

A plataforma geoespacial é dedicada à integração de dados e informações territoriais, na qual dados geoespaciais podem ser visualizados e dispostos de acordo com a necessidade de análise e interpretação dos usuários. Está organizada em um ambiente de visualização de camadas, com relatórios quantitativos e ferramentas de interatividade acopladas. Com a possibilidade de sobrepor diversas camadas dos mais variados temas disponíveis no Observatório, a plataforma provê recursos  para ampliar a perspectiva espacial da agropecuária brasileira.

Fonte: Mapa