O incêndio que atingiu a região da Estrada Parque, no Porto da Manga, em Corumbá (MS), foi controlado na manhã desta quinta-feira (27). As chamas começaram na segunda-feira (24) e avançaram rapidamente pela vegetação seca às margens do Rio Paraguai, em uma faixa contínua de cerca de 15 quilômetros.
De acordo com publicação do G1, mesmo com o controle, brigadistas continuam no local para reforçar o monitoramento e evitar que o fogo volte a acender. Isso porque o calor acima de 38 graus, o vento forte e o acúmulo de matéria seca aumentam o risco de novos focos.
Duas equipes, totalizando cerca de 14 a 15 brigadistas, atuam no rescaldo desde cedo, utilizando sopradores, bombas costais e um caminhão Auto Tanque Florestal. As causas ainda estão sob investigação pela Polícia Federal.
A área afetada fica próxima à MS-228 e ao Maciço do Urucum, região de capim denso e difícil acesso. O combate exigiu reforço da base do Prevfogo, em Corumbá, e longas jornadas de trabalho. Na terça-feira (25), as equipes permaneceram na linha de fogo até as 4h da madrugada seguinte. Uma nova turma assumiu às 6h para impedir o avanço das chamas em direção ao Porto da Manga.
O tráfego na Estrada Parque segue normal, mas o alerta permanece. O Pantanal enfrenta um período de vegetação extremamente seca, o que facilita a propagação do fogo e coloca em risco áreas naturais, propriedades rurais e a fauna típica da região.
LEIA MAIS:

