HomePecuária

Rússia retoma importação da carne bovina brasileira de frigoríficos de MT

Rússia retoma importação da carne bovina brasileira de frigoríficos de MTRestrições eram mantidas desde setembro de 2021. Foto: Secom-MT

Egito faz aumentar exportação de carne bovina de MT em janeiro
União Eurasiática abre novas cotas para importação de carne com tarifa zero
Veja por que houve queda no preço da carne bovina em maio

A decisão da Rússica de retomar as compras da carne bovina brasileira, após suspender as importações de frigoríficos de Mato Grosso, comprova a qualidade da carne mato-grossense e é um reconhecimento da sanidade do rebanho do Estado, segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat)

A imposição de restrições ocorreu em setembro de 2021 devido à identificação de casos atípicos do mal da “vaca louca”. Na ocasião, a Rússia suspendeu as importações de carne bovina mato-grossense proveniente de animais acima de 30 meses de idade.

O anúncio da retomada feito pelo Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) do Ministério da Agricultura russo informou que “em conexão com a melhora no território brasileiro da situação epizoótica da encefalopatia espongiforme bovina, a partir de 21 de setembro de 2022, são canceladas as restrições temporárias anteriormente introduzidas”.

Para o diretor-técnico da Acrimat, o médico veterinário Francisco Manzi, a decisão, ainda que demorada, atesta o que já havia se informado há um ano: de que não há nenhum risco de contaminação da doença da vaca louca e que Mato Grosso é um estado que preza pelas excelentes condições sanitárias dos animais.

“Em setembro do ano passado, nós tivemos dois casos de vaca louca atípica. Tanto a China, quanto a Rússia, fizeram um bloqueio das importações de carne. Cem dias depois a China retomou as compras e a Rússia manteve seus embargos, quando só aceitava animais de até 30 meses de idade. Agora, o país retorna comprando inclusive animais vivos e vísceras desses animais”, explicou.