HomeMundo

Tecnologia nuclear ganha reforço para expandir agricultura sustentável

Tecnologia nuclear ganha reforço para expandir agricultura sustentávelDiretor-geral da FAO, Qu Dongyu. Foto: Alessandra Benedetti - FAO

COP28: Alimentação e agriculutra sustentável entram na pauta
Ministros da Agricultura advertem que ação climática deve ter Ciência como base
‘Futuro habitável’ depende de ações urgentes contra mudanças do clima

As aplicações pacíficas da ciência e tecnologia nuclear podem contribuir para fomentar as raças agrícolas e pecuárias, mitigar a erosão do solo e melhorar o controle de pragas e a gestão da água, fatores cruciais para criar um mundo melhor com agricultura sustentável e segurança alimentar para todos.

É por isso que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA) concordaram em forjar colaborações mais intensas com o novo Memorando de Entendimento para alavancar pesquisa e desenvolvimento inovadores. A FAO e a AIEA são parceiras próximas, administrando laboratórios juntos desde 1964. Em 2021, houve uma atualização institucional com a criação do Centro Conjunto  FAO/AIEA, Centro de Técnicas Nucleares em Alimentação e Agricultura, em Viena, na Áustria.

Um exemplo é o uso de sensores de nêutrons de raios cósmicos para monitorar a umidade do solo da paisagem, contribuindo para melhorar o gerenciamento da terra e otimizar a produção agrícola e alimentar com clima inteligente. Os sensores são capazes de detectar a umidade dezenas de centímetros abaixo de uma superfície e podem preencher a lacuna entre as leituras pontuais de umidade do solo e os dados em grande escala fornecidos pelo sensoriamento remoto.

As vacinas são outra área importante de trabalho. A AIEA ajudou a desenvolver a vacina para a campanha liderada pela FAO para erradicar a peste bovina, uma praga do gado que é uma das duas únicas – a outra era a eliminação da varíola de um vírus mortal. Hoje o Centro está desenvolvendo vacinas irradiadas para pecuária na Etiópia, que exporta mais de um milhão de cabeças de gado por ano, que podem inativar microrganismos patogênicos na pecuária, para que os animais evitem doenças e também o risco de vacinação com um microrganismo vivo.

Outra grande iniciativa está desenvolvendo maneiras de alavancar o microbioma vegetal de bananas e plátanos para permitir que eles combatam a doença da murcha de Fusarium, uma grande ameaça para a produção de banana da qual mais de 400 milhões de pessoas dependem para obter renda.

Como os átomos contêm assinaturas altamente específicas, sua análise isotópica pode ajudar a identificar a origem de vetores ambientais indesejados.

Outros temas interessantes para os quais as tecnologias nucleares podem contribuir estão nos domínios da segurança alimentar, padrões fitossanitários exigidos para o comércio e rastreamento de origem de produtos especiais para combater a fraude alimentar.

Como é mais amplamente conhecido, o Centro Conjunto é o ator de vanguarda no uso crescente da tecnologia de insetos estéreis, na qual milhões de moscas da fruta mediterrâneas esterilizadas por radiação e outras pragas são liberadas para projetar declínios na população selvagem de pragas que podem destruir acesso ao mercado de frutas e legumes.

Fonte: eco21