HomeEcologia

MT responde por um em cada quatro hectares queimados no Brasil em 2022

MT responde por um em cada quatro hectares queimados no Brasil em 2022Cerrado é o bioma mais atingido pelo fogo em 2022. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Saída da Amazônia Legal causaria prejuízos de US$ 2,7 bi por ano ao MT
Compensação é estratégia de combate ao desmate legalizado no Cerrado
Aprosoja condena norma da UE: ‘Protecionismo comercial disfarçado’

Por André Garcia

Sozinho, Mato Grosso respondeu por um em cada quatro hectares queimados no Brasil entre janeiro e outubro deste ano. Com 3,4 milhões de hectares afetados pelo fogo, o Estado é seguido por Pará e Tocantins com 2,5 milhões de hectares e 2,2 milhões de hectares, respectivamente.

Juntos, os três respondem por mais da metade (54%) de toda a área queimada no País em 2022, de acordo com dados do Monitor do Fogo, do MapBiomas . Os números mostram que, entre janeiro e outubro deste ano, 15,2 milhões de hectares foram atingidos pelo fogo no Brasil – uma área maior que o estado do Ceará.

O crescimento em relação aos 10 primeiros meses de 2021 foi de 11%, ou 1,5 milhão de hectares a mais.

Considerando apenas o mês de outubro, os números indicam crescimento de 66% das queimadas. Isso significa que, em apenas 30 dias, 3,4 milhões de hectares foram queimados – 1,3 milhão de hectares a mais do que no mesmo mês de 2021.

Em Mato Grosso, os municípios de Cocalinho e Novo Santo Antônio, ambos na região Norte do Estado, foram os recordistas do período.

Destruição por bioma

Nenhum bioma queimou tanto em outubro como o Cerrado, onde a área afetada quase triplicou em relação ao mesmo mês de 2021, chegando a 1,8 milhão de hectares, crescimento de 196%.

O aumento na Amazônia também foi superior à média nacional, atingindo 1,3 milhão de hectares, 74% a mais que no mesmo mês de 2021.

Considerando os 10 primeiros meses de 2022, o Cerrado também foi o mais afetado pelo fogo, concentrando metade da área queimada no País, entre janeiro e outubro: 48%, ou 7,2 milhões de hectares. Um aumento de 17% na área queimada em comparação aos 10 primeiros meses de 2021.

Embora o bioma tenha metade da extensão da Amazônia, ele praticamente empata com ela em área queimada, uma vez que a Amazônia respondeu por 47% da extensão queimada nos 10 primeiros meses do ano (7,1 milhões de hectares).

Uma boa notícia vem do Pantanal, que teve a menor área queimada nos últimos quatro anos entre janeiro e outubro de 2022. Vale destacar que, embora o Monitor do Fogo registre queda de 87% em relação aos dez primeiros meses de 2021, em outubro, o bioma queimou quase o dobro do total registrado nos meses anteriores.

LEIA MAIS:

Desmatamento e queimadas explodem na Amazônia

Mato-grossenses sofrem com fumaça de queimadas na Amazônia

Mato Grosso lidera registro de queimadas, de janeiro a julho

Cerrado tem recorde de queimadas em maio; número é o maior desde 1998

MT decreta emergência ambiental a partir de maio para evitar queimadas

Você sabe qual é a diferença entre queimada e incêndio florestal?