HomeProdutividade

Mapa suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no País

Mapa suspende feiras de aves para evitar gripe aviária no PaísMedida, de caráter preventivo, tem validade de 90 dias. Foto: Agência Brasil

Brasil reforça medidas de prevenção da influenza aviária
Arroz é alternativa viável para reduzir custos de produção de aves e suínos
Exportadores de aves e de suínos promovem ação no Canadá

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou,  nesta quinta-feira, 30/3, no Diário Oficial da União portaria com “medidas preventivas em função do risco de ingresso e de disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade no País”.

Com isso, fica suspensa, em todo o território nacional, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, além da criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados pelo ministério. A suspensão terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogada mediante avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.

O ato estabelece ainda que a suspensão não implicará prejuízos à certificação concedida aos estabelecimentos de produção orgânica pelo ministério e será aplicada a quaisquer espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.

Fonte: Estadão Conteúdo