HomeEconomia

China retira dois últimos embargos a frigoríficos brasileiros

China retira dois últimos embargos a frigoríficos brasileirosFrigoríficos liberados são de Mato Grosso e Pará. Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

Aumento da exportação favorece produtividade e qualidade do gado em Mato Grosso, diz Imac
Frigoríficos de Mato Grosso podem fechar por falta de gado, diz sindicato
Alfândega chinesa libera entrada parcial de carne importada do Brasil

Na terça-feira, 16/5, a Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) retirou o embargo para as exportações de carnes dois frigoríficos brasileiros. Com isso, o país não tem plantas com restrições para embarques ao país asiático. As informações são do Valor Econômico.

Foram liberadas a retomada das exportações de carnes de aves da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, e de carne bovina do frigorífico Masterboi, em São Geraldo do Araguaia, no Pará. Os embargos a essas plantas duraram mais de um ano. A unidade da BRF no Mato Grosso teve as exportações suspensas em março de 2022. Já a planta de bovinos da Masterboi não exportava para a China desde abril de 2022.

Uma vez retiradas essas restrições, o país não tem mais nenhuma planta com exportações embargadas para a China. Durante a pandemia, os bloqueios foram recorrentes. Alguns deles duraram quase dois anos. A retirada dos embargos para as duas últimas unidades era aguardada desde a missão àquele país. Com a decisão da GACC, ao todo, 104 frigoríficos brasileiros estão habilitados para exportas carnes de aves, suínos e bovinos para o gigante asiático.