HomeEconomia

China retira dois últimos embargos a frigoríficos brasileiros

China retira dois últimos embargos a frigoríficos brasileirosFrigoríficos liberados são de Mato Grosso e Pará. Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

Prejuízos da suspensão de carne para China pode chegar a R$ 500 mi em MT
Cadeia de fornecimento da JBS tem irregularidades em 4 Estados
Alfândega chinesa libera entrada parcial de carne importada do Brasil

Na terça-feira, 16/5, a Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) retirou o embargo para as exportações de carnes dois frigoríficos brasileiros. Com isso, o país não tem plantas com restrições para embarques ao país asiático. As informações são do Valor Econômico.

Foram liberadas a retomada das exportações de carnes de aves da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, e de carne bovina do frigorífico Masterboi, em São Geraldo do Araguaia, no Pará. Os embargos a essas plantas duraram mais de um ano. A unidade da BRF no Mato Grosso teve as exportações suspensas em março de 2022. Já a planta de bovinos da Masterboi não exportava para a China desde abril de 2022.

Uma vez retiradas essas restrições, o país não tem mais nenhuma planta com exportações embargadas para a China. Durante a pandemia, os bloqueios foram recorrentes. Alguns deles duraram quase dois anos. A retirada dos embargos para as duas últimas unidades era aguardada desde a missão àquele país. Com a decisão da GACC, ao todo, 104 frigoríficos brasileiros estão habilitados para exportas carnes de aves, suínos e bovinos para o gigante asiático.