HomeEconomia

CMN aprova retorno de financiamento para correção do solo

CMN aprova retorno de financiamento para correção do soloProdutor rural terá mais alternativas para crédito. Foto: Wikimedia Commons

Crédito do BB para pequenos e médios produtores bate recorde
1% dos produtores somam R$ 90 bi em infrações socioambientais graves
Fávaro realiza reunião para aperfeiçoar apoio do seguro rural

O Banco Central do Brasil publicou na segunda-feira, 22/5, a Resolução Nº 5.074 do Conselho Monetário Nacional (CMN) que ajusta as normas no Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (Moderagro).

O CMN, com vistas a manter níveis adequados de produtividade e qualidade do solo com efeitos positivos sobre o meio ambiente, voltou a permitir o financiamento da aquisição, transporte, aplicação e incorporação de corretivos agrícolas (calcário e outros) e de remineralizadores no âmbito do Programa Moderagro.

Desde o ano agrícola 2021/2022, essa finalidade era financiada apenas no Programa para a Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Programa ABC+). Com a alteração, o produtor rural terá mais alternativas para atender às suas necessidades de crédito, podendo obter recursos com agilidade para financiar a recuperação de solos no tempo oportuno.

Funcafé

Outra resolução do CMN publicada hoje definiu o montante de R$ 6,375 bilhões dos recursos consignados no Orçamento Geral da União (OGU) para financiamentos ao amparo do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

Fonte: Mapa