HomeAgricultura

Banco lança linha de crédito para a aquisição de bioinsumos

Banco lança linha de crédito para a aquisição de bioinsumosCrédito verde quer fortalecer agro sustentável. Foto: Mapa

Câmara aprova regulamentação da produção de bionsumos
Insumos biológicos vão se equiparar aos químicos, diz especialista
Brasil deve ser destaque mundial no uso de bioinsumos nos próximos anos

O Itaú BBA anunciou, na segunda-feira, 22, uma linha de crédito com foco no desenvolvimento sustentável do agro brasileiro. A ideia é fomentar a compra de bioinsumos com juros diferenciados e taxas mais baixas, abastecendo revendas e atendendo aos produtores que desejam adquirir produtos biológicos para uso na safra 2023/24. As informações são do Valor Econômico.

A expectativa é desembolsar R$ 500 milhões até o fim de 2023 nessa nova modalidade, mas não haverá limitação de caixa caso haja demanda acima do valor.

Em entrevista ao jornal, Pedro Fernandes, diretor de Agronegócios do Itaú BBA não deu detalhes sobre o diferencial fixo na taxa de juros para as operações na linha de crédito verde.

“Na transação, a gente reconhece a externalidade positiva dos bioinsumos e reflete isso em preço de captação, a gente cobra mais juros dessas linhas”, afirmou o executivo. “Vimos que esses produtos trazem diferenciais em termos de serviços ambientais e por isso reconhecemos. Temos a preocupação de ter a certeza de que estamos dando o benefício econômico atrelado ao benefício ambiental”, disse.

Piloto

Uma operação-piloto foi realizada entre a Agrivalle, empresa paulista que fabrica exclusivamente bioinsumos, e a revenda Nutrien, que adquiriu R$ 15 milhões em produtos. Fernandes explicou que a linha foi construída em conjunto com os clientes que participaram da operação, mas que já está “na prateleira” também para produtores, que poderão buscar os recursos via CPR tradicional ou nas linhas de custeio do Plano Safra disponíveis no Itaú BBA.

O primeiro produto que atende a demanda sustentável do portfólio de agronegócios do banco foi o Reserva Legal+, criado para estimular a conservação da floresta em pé e premiar produtores que preservam além do mínimo exigido por lei. O programa foi lançado em novembro de 2021, mas ainda não decolou. O recurso ajudou a manter de pé mais de 100 mil hectares de florestas passíveis de desmatamento legal.

O governo federal também buscar criar condições diferenciadas de juros para estimular as práticas mais sustentáveis no Plano Safra 2023/24, que está em construção.