HomeEcologia

Projeto do governo do MT visa combater a pesca predatória

Projeto do governo do MT visa combater a pesca predatóriaGoverno diz que pescadores receberão auxílio por 3 anos. Foto: Governo de MT

Contra desmatamento, rede de supermercado alemã boicotará carne brasileira
Produtores de milho temem quebra de safra por causa da falta de chuva
Exportação de milho de MT deve aumentar com guerra na Ucrânia

O governo de Mato Grosso apresentou na quarta-feira, 31/5, na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 1363/2023. O objetivo é proibir a pesca predatória por cinco anos, além de garantir que o pescador profissional artesanal mantenha renda durante o período de defeso.

A proibição se iniciaria em 1º de janeiro de 2024. Dessa forma, transporte, armazenamento e comercialização do pescado ficariam proibidos em todos os rios do Estado. Durante esse período será permitida a modalidade pesque e solte, assim como a pesca de subsistência.

No caso dos pescadores artesanais, será pago auxílio financeiro por três anos, e o profissional receberá qualificação, em programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo ecológico e pesqueiro e de produção sustentável da aquicultura.

A medida foi necessária em razão da redução dos estoques pesqueiros em rios estaduais, colocando em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e Estados vizinhos. Além da preservação das espécies e combate à pesca predatória, o objetivo do projeto também é fomentar o turismo e garantir emprego e renda para as famílias. O projeto será apreciado pelos deputados estaduais, na próxima sessão.

Fonte: Governo de MT