HomeEcologiaDia do Meio Ambiente

Sema-MT entrega Selo Verde a cinco empreendimentos

Sema-MT entrega Selo Verde a cinco empreendimentosEntrega do selo abriu a semana de educação ambiental. Foto: Secom/MT

Acordo entre Brasil e China libera transações sem o uso do dólar
Mudanças propostas em MP vão prejudicar produtor rural
Estimativa para safra 2022/23 indica produção recorde de grãos

Cinco empreendimentos do Estado receberam, no domingo, 4/6, o Selo Verde da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) como parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira, 5/6, realizada no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A certificação é conferida às empresas que demonstraram compromisso excepcional com a sustentabilidade.

Foram contempladas as Pequenas Centrais Hidrelétricas Cidezal, Telegráfica, Rondon, Parecis e Sapezal, localizadas na cidade de Sapezal (560 km de Cuiabá). Os empreendimentos são da Hydria Geração de Energia, do Grupo Bom Futuro.

“É uma forma do governo promover boas práticas de gestão ambiental, o que tem um papel significativo no uso adequado dos recursos naturais. Todas essas iniciativas contribuem para que Mato Grosso seja protagonista da agenda ambiental brasileira”, afirmou Mauren Lazzaretti, a secretária de Estado de Meio Ambiente.

Instituído por meio da Lei nº 8.397 de 2005, o Selo Verde representa o comprometimento dessas empresas na promoção de ações de controle e redução dos impactos ambientais, de acordo com critérios rigorosos da Secretaria. É um símbolo do esforço conjunto para preservar e proteger o meio ambiente, mostrando que é possível conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente.

Empresas que tenham o Sistema de Gestão Ambiental devidamente implantado há pelo menos um ano podem concorrer ao Selo Verde.  Com o certificado, os empreendimentos têm mais credibilidade junto ao mercado para as negociações nacionais e até internacionais, já que segue os critérios do ISO 14001. A validade do documento é de até três anos.

Semana do Meio Ambiente

A Sema promoveu uma programação especial, voltada à educação ambiental, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. No domingo, 4/6, o Parque Estadual Mãe Bonifácia recebeu a corrida de rua Circuito das Estações. Na segunda-feira, 5/6, serão plantadas de mudas de árvores nativas para recuperação de uma nascente, com orientação técnica da Sema, em parceria entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Verde Novo, projeto do Poder Judiciário idealizado pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e Instituto Ação Verde.

Fonte: Governo de MT