HomeAgricultura

El Niño já muda o clima nas áreas produtoras de milho

El Niño já muda o clima nas áreas produtoras de milhoInverno mais quente e seco é motivo de monitoramento. Foto: Pixabay

COP26: Balanço da primeira semana mostra promessas sem comprometimentos
Imaflora e Abiec aderem a protocolo de monitoramento socioambiental
Pesquisadores de MT descobrem fungo que pode descontaminar mercúrio do solo

O fenômeno El Niño já está atuando nas áreas de produção de milho, segunda safra. Essa é a conclusão da EarthDaily Agro, que realiza o monitoramento das lavouras de safra utilizando satélite por meio de sensoriamento remoto. Os dados dos modelos climáticos europeu (ECMWF) e norte-americano (GFS) indicam temperaturas acima da média para toda a região Sul do Brasil e boa parte do Centro-Oeste, nos próximos 10 dias. As informações são do site Notícias Agrícolas. 

“Durante os meses de junho a agosto, o El Niño normalmente resulta em temperaturas acima da média, diminuindo a chance de geadas, uma vez que ocasiona um inverno mais quente”, disse Felippe Reis, analista de cultura da EarthDaily Agro.

Em Estados que semearam  tardiamente, como Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, as temperaturas mais altas diminuem a chance de geadas, que seria prejudicial para as lavouras, mas podem aumentar a evapotranspiração provocando a redução da umidade do solo.  O Sudeste e parte do Centro-Oeste receberam bons volumes de chuva nos últimos dias de maio, mas a seca predomina nos próximos dias, indicando chuva apenas em áreas do Mato Grosso.