HomeEcologia

Fogo na seca ganha campanhas com foco no Pantanal e na Amazônia

Fogo na seca ganha campanhas com foco no Pantanal e na AmazôniaCampanhas querem envolver toda a população. Foto: Bruno Bimbato

Ibama amplia estratégia para biomas na temporada de incêndios
Territórios indígenas são principais áreas preservadas no Brasil, diz pesquisa
Banqueiros condenam desmatamento por trazer prejuízos ao país

“Onde tem fogo, tem que ter cuidado” é o slogan de uma campanha do Governo Federal que une Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima (MMA), a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).  

A ideia é conscientizar produtores rurais, pantaneiros, assentados, pecuaristas, comunitários, povos indígenas entidades privadas, governamentais e do terceiro setor e a sociedade em geral sobre o período em que é proibido utilizar o fogo.  

Clique aqui para acessar a Campanha Pantanal sem Incêndios e aqui para a Campanha Amazônia sem Incêndios. 

Pantanal 

Em 2020, o bioma foi atingido por um incêndio grande incêndio que impactou mais de 30% do Pantanal. As unidades de conservação federais no Pantanal, como Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Estação Ecológica do Taiamã, tiveram mais de 80% do território queimado. Além disso, o fogo atingiu propriedades rurais, reservas particulares, comunidades e os impactos são avaliados até hoje. 

Amazônia 

Na Amazônia, o fogo está associado ao desmatamento, e, por esta razão, campanhas de prevenção estão relacionadas ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento Na Amazônia Legal (PPCDAm).  

Segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), provocar incêndio em mata ou floresta é crime passível de punição cuja pena varia de dois a quatro anos, mais multa. Mesmo se for cometido de forma culposa, ou seja, sem intenção de incendiar a mata, a punição é de seis meses a um ano. 

Quando realizado em unidade de conservação, o infrator ainda está sujeito à autuação que estipulam multas que vão até 50 mil reais por hectare. 

O que fazer? 

Se vir algum incêndio florestal, acione os bombeiros pelo telefone 193. Para denunciar incêndios irregulares e buscar informações sobre a Campanha ligue 0800 061 80 80. Se o incêndio ocorrer em unidade de conservação, não hesite em procurar a chefia local do ICMBio. 

Você também pode ajudar na divulgação das peças das campanhas. Acesso as páginas e compartilhe os conteúdos disponíveis. 

Fonte: Governo Federal