HomeEcologia

Nova onda de calor deve afetar sete estados brasileiros

Nova onda de calor deve afetar sete estados brasileirosCalorão vai predominar uma semana no Mato Grosso do Sul. Foto: Bruno Rezende/ Secom-MS

Agro precisa se adaptar ao mundo cada vez mais quente
Calor já mata meio milhão de pessoas por ano
Fevereiro bateu recorde de calor, diz observatório climático

Uma nova massa de ar quente deve se concentrar na região central do Brasil a partir desta terça-feira, 17/10. Além de Mato Grosso do Sul, que sentirá o aumento da temperatura, com termômetros acima dos 40ºC, Mato Grosso, Goiás, no Centro-Oeste, São Paulo e Minas Gerais, no Sudeste, Tocantins e Pará, no Norte, serão afetados com as mudanças, de acordo com  informações do ClimaTempo divulgadas pelo G1.

Os climatologistas apostam que a massa de ar seco deve ser persistente. Por isso, a onda de calor deve durar uma semana. Em Mato Grosso do Sul, a região mais afetada será a do Pantanal. O calor deve se concentrar em boa parte do Estado, com destaque para Corumbá e Porto Murtinho.

De acordo com o Climatempo, os estados com previsão de onda de calor (em vermelho no mapa) devem ter as temperaturas de 5 a 7ºC mais quente que o normal, de forma persistente. Os que aparecem na cor laranja podem ter as temperaturas elevadas entre 3 e 5ºC.