HomeEcologia

Ministério da Justiça lança plano nacional contra incêndios florestais

Ministério da Justiça lança plano nacional contra incêndios florestais

Ibama reforça número de brigadistas para combater incêndio em TO
Em meio a incêndio, governador derruba Situação de Emergência
MT tem 16 municípios entre os 40 que sofrem maior impacto do fogo no País

O Ministério da Justiça e Segurança Pública laçou no dia 22 (07) o Plano Estratégico Operacional de Atuação Integrada no Combate a Incêndios Florestais, que prevê a Operação Guardiões do Bioma. A estratégia envolverá cerca de 6 mil profissionais na prevenção, repressão e investigação de tais ocorrências.

O anúncio chega no momento em que a temporada de queimadas começa na região central do país. De acordo com o Inpe, um dos satélites usados em seu sistema de monitoramento detectou cerca de 2,3 mil focos de incêndio no Brasil entre o fim de junho e início de julho. O Mato Grosso foi o estado campeão de focos, com 900 ocorrências de queimadas – 39% do total.

Segundo o ministro da Justiça, Anderson Torres, todos os estados e o Distrito Federal vão oferecer profissionais especializados para participar da operação em apoio aos estados onde a situação é mais crítica. Em contrapartida, o pagamento das diárias aos profissionais envolvidos e a coordenação e integração dos órgãos ficarão a cargo do governo federal. A operação terá início de acordo com demanda dos estados nos meses de agosto a novembro.

De acordo com o Ministério da Justiça, os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima, do Tocantins e de Goiás serão o foco de atuação.

A baixa umidade relativa do ar, as altas temperaturas e a estiagem, que teve início em junho na parte central do Brasil, tornam a vegetação mais suscetível ao fogo, favorecendo o surgimento de queimadas.

Outro aspecto grave é a ocorrência de fogo criminoso em unidades de conservação  – no último mês foram atingidas áreas protegidas nos estados de Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Efetivo

Entre os quase 6 mil homens envolvidos na operação, 200 são bombeiros e policiais militares da Força Nacional de Segurança Pública, 1.642 do PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 1.427 brigadistas do ICMBio e mais 1.570 bombeiros e policiais militares ambientais dos estados.

A Polícia Federal ficará responsável pelo desenvolvimento de ações de inteligência e de polícia judiciária para reprimir devastações criminosas, além de prestar apoio logístico aos demais órgãos participantes.

Nas rodovias federais, a Polícia Rodoviária Federal também estará presente coordenando a segurança e reprimindo eventuais crimes. As polícias civis, militares e a Defesa Civil também farão parte da operação dentro de suas respectivas áreas de atuação. Os órgãos envolvidos, de acordo com suas competências legais, vão monitorar e realizar ações efetivas nos locais onde há grandes focos de incêndios, além de apurar crimes em curso.

Entre as ações previstas, destacam-se o monitoramento e diagnóstico de riscos, reuniões com os estados, elaboração, revisão e validação de planos, matrizes e protocolos integrados, além da avaliação de resultados para propor medidas corretivas e preventivas.

A operação envolve ainda os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional e as secretarias estaduais de Segurança Pública e de Meio Ambiente, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Nos estados e no DF, os bombeiros militares é farão a coordenação local dos trabalhos.

Fonte: com Agência Brasil