HomePecuária

Calculadora vai monitorar emissões de metano na pecuária

Calculadora vai monitorar emissões de metano na pecuáriaCalculadora fortalecerá base de dados para acompanhamento climático. Foto: Embrapa

Agrishow foca em produtividade e clima para faturar R$ 15 bi
População de borboletas, abelhas e besouros estão em queda no Brasil
Mineração usa 578 bilhões de litros de água e pode ameaçar agro

Uma calculadora já é capaz de monitorar as emissões de metano na pecuária. A ferramenta, chamada ABC+Calc, surgiu da necessidade de melhorar a sistematização e centralização das informações sobre as emissões nos níveis federal e estadual.

Desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), pela Embrapa e pelo Instituto 17, a ABC+Calc foi lançada nesta terça-feira, 12/8, e é voltada ao monitoramento das emissões no Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA). Ela permite registrar informações, estimar as emissões e acompanhar a evolução das reduções obtidas com práticas mais sustentáveis. Com esses dados, será possível direcionar políticas públicas mais efetivas.

O pesquisador Airton Kunz , da Embrapa Suínos e Aves (SC), explica que “a ferramenta é, portanto, fundamental para medir os impactos das práticas adotadas e orientar as decisões técnicas e políticas com maior precisão”.

O MRPA é uma estratégia fundamental para o Brasil, considerando que o setor agropecuário responde por 76% das emissões de metano do País, dos quais 5,7% estão associados ao manejo de descartes animais.

A ABC+Calc também vai contribuir para o cumprimento das metas brasileiras no Acordo de Paris e no Compromisso Global do Metano, que prevê a redução de 30% nas emissões globais de metano até 2030, em comparação aos níveis de 2020, e avance na trajetória de neutralidade climática até 2050.

O chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, destacou que “o metano é um poluente climático de vida curta, mas com alto potencial de aquecimento global, e reduzir suas emissões na pecuária é estratégico tanto para o clima quanto para a eficiência produtiva”.

A expectativa é que a calculadora seja replicada em todos os estados, fortalecendo a base de dados para planejamento e monitoramento climático.

“Esperamos que a ABC+Calc se consolide como uma ferramenta pública estratégica para o Brasil, com alto potencial de replicabilidade em nível nacional. O objetivo é que ela esteja a serviço de políticas públicas eficazes na mitigação das emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário – um passo fundamental rumo a uma produção mais sustentável e alinhada às metas climáticas globais”, enfatizou Kunz.

O projeto integra o Plano ABC+ e a Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC), programa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que busca combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade do ar, com foco na redução de poluentes climáticos de vida curta, como o metano.

LEIA MAIS

Drones e IA identificam focos de fogo e gases poluentes

Sistema com árvores no pasto ajuda a reduzir emissão de metano

Nova variedade de arroz emite 70% menos metano na produção