O governo de Donald Trump anunciou a suspensão de parte das tarifas recíprocas de 10% que eram aplicadas a todos os parceiros comerciais dos Estados Unidos sobre uma série de produtos agrícolas.
Entre os itens beneficiados estão diversos produtos brasileiros, como café, vários cortes de carne bovina, açaí, castanha-do-pará, tapioca, mandioca e frutas, como banana, laranja e coco, entre outros.
A decisão de suspender parte das tarifas de 10% foi formalizada em uma ordem executiva assinada por Trump, nesta sexta-feira (14).
Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luís Rua, em declaração ao portal G1, as novas isenções não afetam a tarifa adicional de 40%, imposta por Trump sobre vários produtos brasileiros em julho. Há uma negociação específica em andamento sobre este último caso, conhecido como “tarifaço”.
Na ordem executiva, Trump justifica a mudança no escopo de produtos tarifados, afirmando ter recebido informações e recomendações de autoridades que monitoram a aplicação das medidas. O presidente americano também considerou o andamento das negociações com outros países, a demanda interna por certos produtos e a capacidade de produção americana desses itens.

