HomeEconomia

Governo apresentará dados técnicos para reverter embargo da China

Governo apresentará dados técnicos para reverter embargo da China

Exportações de soja em MT batem recorde no 1º semestre
Exportações do agro crescem 15,8% em julho
Crise dos fertilizantes pode afetar abastecimento no Brasil

O Ministério da Agricultura confirmou na segunda-feira, 31/1, que a China suspendeu temporariamente a habilitação para exportações de proteína de frango de duas plantas brasileiras, com Serviço de Inspeção Federal (SIF). O governo destacou, porém, que “a área técnica do Ministério da Agricultura discorda da decisão adotada pela autoridade sanitária da China.”

As unidades suspensas são: Bello Alimentos Ltda (nome fantasia Frango Bello), de Itaquiraí (MS), e São Salvador Alimentos S/A (nome fantasia Super Frango), em Itaberaí (GO).

Conforme o comunicado, o Brasil “apresentará as informações técnicas para reverter a suspensão” junto à Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês), o órgão do governo chinês responsável pela habilitação de estabelecimentos exportadores e que também realiza o controle de mercadorias na aduana.

O anúncio da suspensão foi por meio de um comunicado no site oficial da Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês).

Os chineses informaram que a interrupção das compras entrou em vigor na segunda-feira, sem sinalizar quando os negócios podem ser retomados nem o motivo da decisão.

No mês de dezembro, a China havia suspendido as importações de carne de frango da unidade da BRF em Marau (RS), e em agosto, as importações de carne suína e de aves da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde (MT).

O país asiático vem suspendendo, desde 2020, as compras de frigoríficos de vários países. A justificativa seria o maior controle sanitário, em razão da pandemia da covid-19.

Fonte: Estadão Conteúdo