HomeEconomiaMundo

Contra desmatamento, rede de supermercado alemã boicotará carne brasileira

Contra desmatamento, rede de supermercado alemã boicotará carne brasileira

Nestlé compra gado criado ilegalmente em Terra Indígena do MT
EUA irão enviar US$ 50 milhões em aporte inicial para o Fundo Amazônia
Projetos sustentáveis de MT receberão R$ 171 milhões

A multinacional alemã Aldi, uma das maiores cadeias de supermercados do mundo, anunciou na sexta-feira, 18/2, que não venderá mais carne do Brasil. O motivo: o crescente desmatamento da Floresta Amazônica.

A decisão se aplica a produtos congelados e também a carnes frescas e começa a partir do verão europeu.

“Nosso objetivo é acabar com o desmatamento ao longo de nossas cadeias de suprimentos de alta prioridade até o final de 2030”, afirma o anúncio da empresa.

De acordo com reportagem da T-Online, portal de notícias da Alemanha, “a carne bovina brasileira alimenta ainda mais o desmatamento da floresta tropical no Brasil porque muitas fazendas de gado brasileiras estão localizadas em antigas áreas de floresta: há décadas, os agricultores do país sul-americano vêm desmatando a floresta tropical para abrir espaço para pastagens”.

O portal destaca os índices de desmatamento do bioma nos últimos tempos. “De agosto de 2020 a julho de 2021, 13.235 km² de floresta tropical foram destruídos. Isso foi quase 22% a mais do que no mesmo período do ano anterior – o nível mais alto até então”, escreve. E cita o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, dizendo que ele “é acusado de enfraquecer maciçamente os mecanismos de controle para proteger a floresta tropical”.

“Uma coisa é certa: desde o início de seu mandato, o desmatamento aumentou significativamente. Desmatamento acelera mudança climática. Isso tem consequências fatais para o clima global, porque a floresta tropical é o pulmão verde da terra. As árvores absorvem o CO2 prejudicial ao clima, produzem oxigênio a partir dele e são um habitat para milhões de animais e plantas. Se forem limpos, o CO2 armazenado nas árvores e no solo é liberado de volta para a atmosfera. Isso alimenta o aquecimento global e tem repercussões em todo o mundo”.

É bom lembrar que, em agosto de 2021, a Aldi fez o mesmo com a soja, se comprometendo a usar apenas o grão livre de desmatamento.

LEIA MAIS:

Imac cria Grupo de Trabalho sobre rastreabilidade da carne em MT