HomePecuária

Antioxidante natural poderá substituir aditivos sintéticos na conservação de carnes

Antioxidante natural poderá substituir aditivos sintéticos na conservação de carnesProduto inibe a proliferação de Salmonella. Foto: Jornal da Unicamp

Exportações do agronegócio batem recorde em janeiro
Índice de Preços de Alimentos da FAO recua pelo 4º mês consecutivo
Balança comercial do agro em junho registra exportações de US$ 15,71 bi

Pesquisadores do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um antioxidante natural capaz de inibir a proliferação de bactérias do gênero Salmonella. Composto por óleos essenciais extraídos de plantas medicinais e aromáticas, o produto pode impulsionar a produção aviária com menos riscos à saúde.

Coordenado por Marta Cristina Duartee conduzido pela doutorando Adriana Figueiredo, o projeto financiado pela FAPESP e recebeu apoio da empresa Ouro Fino Saúde Animal.

Na análise da efetividade de óleos essenciais para o controle da proliferação da Salmonella em frangos de corte, constatou-se que estes poderão ser usados como conservantes naturais em substituição aos aditivos sintéticos BHT e BHA. E, com isso, contornar dois dos principais problemas enfrentados pelos produtores para garantir a qualidade das mercadorias: a proliferação de bactérias como a Salmonella e a durabilidade dos produtos cárneos, altamente perecíveis.

O invento já teve comprovação em carnes de frango e agora será analisado para outros tipos de carnes.

A tecnologia já passou por testes laboratoriais e constatou-se a mesma efetividade de conservação dos produtos sintéticos. O pó oriundo desses óleos poderia, assim, substituir os antioxidantes sintéticos, prejudiciais à saúde humana, e ser uma opção natural para a conservação de alimentos.

Fonte: Fapesp e Jornal da Unicamp