HomeAgenda

Dia Mundial das Abelhas alerta sobre a importância de polinizadores para o agro

Dia Mundial das Abelhas alerta sobre a importância de polinizadores para o agro

Índice de Preços de Alimentos da FAO recua pelo 4º mês consecutivo
Guerra e clima ameaçam oferta global de alimento,, dizem FAO e OECD
Confira a lista dos produtos que terão bônus de desconto do PGPAF em outubro

Neste 20 de maio, é celebrado o Dia Mundial das Abelhas. Importantes agentes de polinização, elas são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, garantir a segurança alimentar e a conservação da biodiversidade de ecossistemas.

As abelhas são responsáveis por um décimo do valor da agricultura, segundo um estudo da Escola Nacional de Formação Superior para Educação Agropecuária, na França. De acordo com a revista “Forbes”, “considerando o agro brasileiro dentro da porteira, isso representaria aproximadamente R$ 94,35 bilhões, levando em conta a estimativa mais recente para o VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) em 2022″.

A ONU estima que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização, assim como 75% das plantações de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo.

Atualmente, as espécies de abelha estão sob risco de extinção de 100 a mil vezes mais alto que o normal por causa do impacto humano. No Brasil, um agrotóxico de uso comum coloca em risco espécies nativas do inseto.

Quase 35% dos polinizadores invertebrados, especialmente abelhas e borboletas, estão sob risco, assim como 17% de vertebrados como morcegos.

Se a tendência seguir, plantações de frutas, vegetais e nozes terão de ser substituídas por arroz, batatas e milho, levando a uma dieta não balanceada.

Fonte: ONU