HomeConvida

Artigo: Os benefícios do uso de plantas de cobertura na agricultura

Artigo: Os benefícios do uso de plantas de cobertura na agricultura

Câmara aprova regulamentação da produção de bionsumos
Adubação verde pode garantir economia de até 50% com fertilizantes
Defensivos e transporte devem encarecer safra de soja: veja alternativas

O Gigante 163 convida diversos especialistas, produtores e influenciadores para colaborar com conteúdos que interessam os nossos leitores – profissionais do agronegócio.

Além de trazer importantes notícias para o setor, o Gigante 163 se empenha em manter o agronegócio brasileiro GIGANTE. Para isso, gostamos de trazer para os nossos leitores, dicas de produtividade para suas propriedades. Nessa semana, convidamos o influenciador e engenheiro agrônomo, Lucas Vila Real, para passar suas percepções dos benefícios e melhores práticas na utilização de plantas de cobertura. Você já usa em sua propriedade? 

Encontre outras matérias de convidados aqui, e aproveite o artigo de Lucas abaixo. 

As plantas de cobertura desempenham um papel de extrema importância para o funcionamento do Sistema de Plantio Direto (SPD), enquanto sistema conservacionista e sustentável para o manejo adequado do solo, melhorando a reestruturação dos atributos químicos e físicos. O principal objetivo da utilização de plantas de cobertura é manter o solo coberto sempre que possível.

Quais são os benefícios do uso de plantas de cobertura na agricultura?

A utilização de plantas de cobertura proporcionam a melhoria de diversos aspectos relacionados ao solo, à cultura principal e às atividades relacionadas, sendo elas:

  • Proteção adicional aos restos culturais contra erosão do solo;
  • Alimento e proteção para organismos;
  • Proporção adequada de carbono e nitrogênio na palhada;
  • Aumento do aporte de nitrogênio no agroecossistema;
  • Efeito alelopático e competição sobre plantas daninhas;
  • Aumento da matéria orgânica no solo;
  • Diminuição do encrostamento superficial e compactação dos solos pela ação das raízes
  • Aumento da infiltração, retenção da água e aeração pelo aumento da porosidade do solo
  • Aumento da proteção contra os raios solares, diminuindo a temperatura no solo
  • A oxidação da matéria orgânica, melhorando assim a atividade microbiana do solo.

Atualmente existem diversas pesquisas que demonstram os potenciais da utilização de plantas de cobertura. Os efeitos benéficos da técnica são amplamente difundidos. Contudo, a escolha das espécies é primordial para atender às necessidades das culturas posteriores, pois no mercado existe uma grande variedade de opções disponíveis para o plantio, com diferentes características e coeficientes técnicos de espécies, devendo assim selecionar a que melhor satisfaz a necessidade procurada.

O que o produtor precisa saber antes de começar a trabalhar com plantas de cobertura?

O produtor deve ter conhecimento sobre a espécie escolhida e sua forma de manejo: se a planta fornece a quantidade de biomassa desejada, se esta pode ser hospedeira alternativa de pragas, insetos ou doenças, se é possível a produção de sementes para reutilizar em safras futuras e se existe algum efeito alelopático negativo da planta sobre a cultura de sucessão.

Os restos culturais devem cobrir pelo menos 80% da superfície do solo e contabilizar 7 t/ha de matéria seca para a cobertura ideal. Este é um dos requisitos mais importantes para o sucesso do plantio direto por atuar praticamente em todas as modificações que o sistema promove.

A utilização de plantas de cobertura é de extrema importância para SPD, pelo papel que desempenham na melhoria das condições do solo e no rendimento das culturas comerciais. Muitas vezes estas espécies são de baixo valor comercial, servindo apenas como plantas para formação de palhada, mas demonstram a importância de se agregar valor a elas com o intuito de que os custos de produção possam ser compensados com algum ganho extra.

– Lucas Vila Real é engenheiro agrônomo, técnico em agroecologia e é nascido e criado no interior do Paraná, na cidade de Ivaiporã. Desde pequeno sempre se interessou pelo Agro, devido as suas origens e influência de sua família. Em 2019, no final da faculdade, de forma espontânea começou a fazer publicações sobre seu dia a dia no campo, em suas redes sociais, mostrando a relevância da agricultura na nossa vida, levando um grande número de pessoas a se identificarem com o seu conteúdo. Entende a importância do Agro no Brasil e sendo assim utiliza suas redes sociais para conectar o campo e a cidade compartilhando sobre sua vida, seu trabalho, novas tecnologias e informações, unindo a parte técnica com a vivência no campo, levando ao seu público atualizações constantes pois afinal o Agro não para e está em tudo, em todo lugar, no dia a dia de todos.

—–

E você, agricultor? Já utiliza plantas de cobertura em sua produção? Conte pra gente nos comentários!