HomeEcologia

Bombeiros combatem três focos de incêndio no Pantanal em MS

Bombeiros combatem três focos de incêndio no Pantanal em MSIncêndio de maior extensão na região pantaneira de Rio Negro. Foto: CPA/CBMMS

Plano Safra tem R$5,1 bi adicionais para agronegócio e agricultura familiar
Uso indiscriminado de antibióticos na pecuária promove aparecimento de bactérias multirresistentes
Agroflorestas podem reverter calor extremo e garantir rentabilidade

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul  (CBMMS) atua na contenção e extinção de três incêndios florestais no Pantanal. O de maior extensão ocorre na região do Rio Negro, onde aproximadamente 400 hectares já foram afetados, e o combate às chamas está em andamento há quatro dias. Os outros acontecem nas regiões de Paiaguás e Corumbá.

Desde o alerta emitido em 17 de julho deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar já enfrentou sete grandes incêndios florestais no Estado, sendo seis deles em diversas partes do Pantanal e um em Bonito, que foi extinto na sexta-feira, 22/9, após cinco dias de trabalho.

As condições atmosféricas estão desfavoráveis, com baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e ventos fortes. Devido a essa situação crítica, a equipe de bombeiros está recebendo reforços desde terça-feira, 26/9, com o auxílio de uma aeronave do tipo “air tractor”, que tem a capacidade de transportar até três mil litros de água. Essa aeronave é fundamental para o combate aos incêndios em áreas de difícil acesso.

“O gerenciamento de toda operação é feito pelo Sistema de Comando de Incidentes, no Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros. O monitoramento diário é realizado com imagens de satélite, acompanhando o aparecimento e evolução dos focos de calor em todo o Estado”, disse a tenente-coronel Tatiane Inoue, que é chefe do CPA (Centro de Proteção Ambiental).

Fonte: Governo de MS