HomeEcologia

Dias chuvosos no Centro-Oeste contribuem no controle do fogo

Dias chuvosos no Centro-Oeste contribuem no controle do fogoFrente fria deve provocar chuvas em várias regiões. Foto: Climatempo

Potência do agro, Centro-Oeste cresceu mais que o dobro
O que a tragédia no litoral de São Paulo mostra para o agronegócio de MT?
Centro-Oeste é segundo em contratações de crédito rural

O tempo pode fechar e há previsão de chuvas para o Centro-Oeste. Nesta quinta-feira, 26/10, o ciclone extratropical que impulsionou uma frente fria com chuva e temporais no  Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil se afasta rapidamente do continente à medida que se intensifica sobre o Oceano Atlântico. A frente fria associada ao sistema, porém, ainda induz instabilidade em vários pontos do Centro do Brasil, conforme aponta o MetSul.

As pancadas ocorrem principalmente da tarde para a noite, embora já chova durante a manhã em diferentes locais. A chuva pode se forte e com temporais localizados mais em áreas como o Norte e o Nordeste de São Paulo, o Centro-Sul de Minas Gerais, e em pontos do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.

A mudança do tempo veio em bom momento para o meio ambiente. Foi a chuva registrada na terça-feira, 24/10, que ajudou no combater ao incêndio no Parque Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé e Barão de Melgaço. Atualmente, a região tem três focos de calor ativos, segundo o Prevfogo. O incêndio já dura mais de 20 dias e queimou 20,8% da área do parque, que equivale a 21.825 hectares de vegetação, informou o G1. 

Segundo o coordenador Prevfogo de Mato Grosso do Sul, Márcio Yule, a previsão de chuva para esta semana vai ajudar no controle do incêndio, mas não resolve o problema sozinha.

“Uma característica do bioma é que a chuva em pequena quantidade não apaga o fogo porque tem muitos focos subterrâneos. Ele só apaga encharcando ou no processo de combate na abertura de linha de defesa que é construindo valas e trincheiras para que não tenha a passagem do incêndio de uma área para outra”, explicou