HomeAgricultura

Recuperação de pastagens degradadas será levada à COP 28

Recuperação de pastagens degradadas será levada à COP 28Alternativa será apresentada como boa para o agro e o meio ambiente. Foto: Embrapa

COP28: Noruega anuncia doação de R$ 250 mi para o Fundo Amazônia
COP28: Brasil apresenta projeto para recuperação de pastagens
Governo quer aprovação de mercado de carbono antes da COP28

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o programa de recuperação de pastagens degradadas, em desenvolvimento pelo governo federal, será apresentado na 28ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28).

“Será levado como uma grande alternativa. Quando convertemos pastagem degradada que é emissora de gás carbônico em pastagem com tecnologia e grande área foliar há sequestro de carbono”, afirmou Fávaro.

Ele lembrou a meta do governo de converter 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em dez anos, o que pode levar o País a dobrar a produção.

“A integração lavoura-pecuária-floresta faz do Brasil um grande potencial de crescimento de produção, mas sobre áreas degradadas e não sobre a floresta. O Brasil é exemplo de produção sustentável com tecnologia, ciência e inovação e um grande exportador de segurança alimentar. A intensificação das áreas com responsabilidade garante a produção brasileira”, pontuou.

O ministro afirmou que o País terá altivez nas discussões durante a COP.

“O mundo todo está preocupado com boas práticas ambientais, mas não deixaremos que façam disso restrições econômicas e comerciais. O Brasil sabe da sua responsabilidade, mas também sabe das suas potencialidades”, observou Fávaro, acrescentando que o Ministério reforça o posicionamento do setor produtivo quanto à COP-28.

Ele defendeu também que o mercado de carbono tenha parâmetros específicos para a agricultura tropical.

Fonte: Estadão Conteúdo