HomeEcologiaAgricultura

Embrapa e FAO promovem evento online para celebrar Dia Mundial do Solo

Embrapa e FAO promovem evento online para celebrar Dia Mundial do Solo

Livros revelam biodiversidade da Estação Ecológica do Rio Ronuro
Ministério da Agricultura regulamenta uso de drones em atividade agropecuária
Preocupação do brasileiro com meio ambiente segue em alta

A Embrapa Solos celebra neste segunda-feira, 6/12, o Dia Mundial do Solo, cuja data oficial é 5 de dezembro, em evento online, promovido pela FAO. A live pode ser acessada, a partir das 14, aqui.

O Dia Mundial do Solo é comemorado pela FAO desde 2002 por iniciativa da International Union of Soil Sciences (IUSS). Submetida e aprovada por unanimidade em 2013 na Conferência da ONU, a designação do dia 5 de dezembro de 2014 foi declarada pela Assembleia Geral da ONU como o primeiro Dia Mundial do Solo oficial.

Desde então, a cada ano é escolhido um tema de relevância para a sustentabilidade para ser abordado e divulgado. Nest ano, as dscussões giram em torno da temática: Pare a salinização do solo, aumente a produtividade do solo.

Segundo a FAO, 833 milhões de hectares de solos já estão sendo afetados pelo sal, o que só piora a produtividade agrícola e, consequentemente, a insegurança alimentar.

O encontro vai discutir o tema e contará com o lançamento do livro “A Casa da Vida”, da analista da Embrapa Solos Julia Stuchi. A moderação ficará por conta de Fabrício de Martino. E terá a participação da chefe geral da Embrapa Solos, Lourdes Mendonça, dos pesquisadores da entidade Solos José Coelho, Gustavo Vasquez  e Claudio Capeche, além  de Lucia Anjos (SBCS), Laura Sánchez (IUSS) e Ronald Vargas (FAO).