HomeEcologia

Inmet eleva o alerta de perigo por calor intenso em 9 Estados

Inmet eleva o alerta de perigo por calor intenso em 9 EstadosOnda de calor só aumentou nesta semana. Foto INMET

Terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana
Calor intensifica queimadas no Pantanal e situação é de emergência
Produtores de MT preocupados em perder a janela de plantio da safrinha

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou de laranja para vermelho o grau de alerta em boa parte do Brasil em virtude do forte calor nos próximos dias. O alerta abrange nove Estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

O alerta vermelho corresponde à ocorrência de um “fenômeno meteorológico de intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

O domo de calor está estacionado entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro, com efeitos em outras áreas no Sudeste e, em menor grau, Sul e Norte. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem bater seus recordes históricos de calor para o mês de setembro nos próximos dias, com os termômetros chegando a 45ºC.

De acordo com o Inmet, o calor intenso pode deixar as temperaturas máximas 5ºC acima da média histórica em diversas partes do país. A expectativa é de que o calor se intensifique no final de semana e se dissipe lentamente ao longo da próxima semana. De toda forma, as temperaturas devem seguir acima do normal até o final do mês.

Centro-Oeste tem capitais entre as mais quentes

De acordo com informações da Climatempo, Goiânia (GO) e Campo Grande (MS) são duas das três capitais brasileiras que bateram recorde de calor até quarta-feira, 20/9. A terceira é Boa Vista (RR), no Norte. Outras oito também devem superar as suas marcas até o fim de semana, quando a onda de calor deve atingir seu ápice, dentre as quais, Cuiabá (MT), segundo o g1.

Em pleno inverno, o Inmet registrou 38,3ºC em Goiânia e uma preocupante umidade relativa do ar de 14%. O recorde anterior foi de 37,7ºC no dia 13/9. Em Campo Grande, a temperatura máxima registrada no dia 20/9 foi de 36ºC. Nesta quinta-feira 21/9, os termômetros podem bater 35ºC ou mais em 11 capitais. Em Cuiabá, a previsão aponta para 40ºC.

“É possível até que ocorram recordes históricos para setembro e até mesmo recordes absolutos de calor”, disse a Climatempo.

Outras dez capitais brasileiras devem passar dos 35ºC no dia de hoje.

No Centro-Oeste, a partir de sexta-feira, 22/9, as temperaturas devem ficar assim:

  • Campo Grande: até 39ºC
  • Cuiabá: até 43ºC
  • Goiânia: até 38ºC
  • Brasília: até 34ºC