HomeEcologia

Mapa faz parceria para potencializar o Plano Floresta + Sustentável

Mapa faz parceria para potencializar o Plano Floresta + SustentávelSetor terá mais investimento e cooperação. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Tocantins recebe 155 mil euros da UE para implantar Selo Verde
Outono chega com temperaturas acima da média em todas as regiões
Um alerta sobre os riscos de produtos veterinários piratas

Na terça-feira, 30/7, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), assinou o Protocolos de Intenção com quatro associações que são referência em atividades voltadas para setor florestal brasileiro. Parcerias que visam ampliar as oportunidades para o silvicultor e o apoio institucional à Rede Floresta +, do Plano Floresta + Sustentável, proporcionando mais investimento e cooperação técnica para o setor.

Os protocolos representam o compromisso das instituições em trazer para a Rede Floresta + ações colaborativas e integradas, possibilitando a execução de projetos voltados à recuperação de áreas degradadas e reflorestamento e o desenvolvimento da cadeia produtiva florestal, causando impacto positivo para os produtores.

Firmaram compromisso com o Mapa, a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), a Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta/MT), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI), e a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre). A entrada destas instituições na Rede Floresta + vai facilitar a interligação entre os projetos e as entidades interessadas em financiá-los.

De acordo com o secretário substituto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismos (SDI), Pedro Neto, a adesão dessas associações à Rede Floresta+ valida a importância desta cadeia produtiva, que tem como base a floresta plantada.

“O estímulo à economia de base florestal, além de atender ao Plano de Ação para Recuperação de Áreas Degradadas e Manejo de Florestas do Mapa, contribui para implementação de práticas sustentáveis, abrindo novas possibilidades de negócio e renda para o produtor rural”, destacou.

Segundo o presidente da IBÁ, Paulo Hartung, a participação da Indústria Brasileira de Árvores na Rede Floresta+ vem coroar o empenho do Mapa em construir uma aproximação entre o setor privado e o governo federal.

“O fomento e a parceria do Mapa em ações que potencializam o setor têm contribuído para mudar a realidade de milhares de silvicultores brasileiros que produzem hoje com sustentabilidade e rentabilidade”, completou.

Produtividade

“O Mapa, por meio do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas e o Floresta+Sustentável tem nos representando enquanto setor produtivo de base florestal, que só cresce economicamente, agregando preservação e produtividade”, comentou o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

Participaram do evento a diretora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, Lizane Ferreira, e coordenadores e técnicos; o secretário da Arefloresta/MT, Fausto Takizawa; e o secretário da Apre, Ailson Loper.

Plano Floresta + Sustentável

O Plano Floresta + Sustentável, tem por objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil, focando no estímulo à produção sustentável, na recuperação de áreas degradadas e no fortalecimento de cadeias produtivas.

Entre os três eixos de atuação está a Rede Floresta +, que visa promover a conexão entre instituições detentoras de projetos florestais com investidores, a partir de demanda induzida ou espontânea, criando uma rede colaborativa e integrada.

Fonte: Mapa