HomeEcologia

O que é o sistema agroflorestal que Jove quer aplicar nas fazendas de Zé Leôncio?

O que é o sistema agroflorestal que Jove quer aplicar nas fazendas de Zé Leôncio?Jove tenta convencer Zé Leôncio a ser mais sustentável. Foto: Rede Globo

Rumo à economia verde, Brasil aposta em modernização do agro
Cai o número de focos da ferrugem da soja no Brasil
Fogo na seca ganha campanhas com foco no Pantanal e na Amazônia

A novela “Pantanal” levantou a questão sobre novos sistemas agroflorestais em contraponto à monocultura, presente em boa parte da agricultura brasileira.

O tema surgiu em conversa de Jove e Zé Leôncio. O filho mais jovem do pecuarista quer que o pai adote em suas fazendas métodos agrícolas mais sustentáveis, em vez de apostar na produção de apenas um ou dois tipos de cultura.

O que são sistemas agroflorestais?

“Os sistemas agroflorestais são técnicas de cultivo agrícolas que associam as espécies de interesse para o consumo humano e também para o cultivo de árvores. Esse trabalho é feito dessa forma para integrar os dois tipos de cultivo, já que foi assim que a natureza o fez para desenvolver todas as espécies que a gente conhece”, explicou o biólogo e agroflorestor Murilo de Lima Arantes em reportagem do G1 MT.

Arantes afirma que o sistema é um caminho sustentável para as produções agropecuárias. Em resumo, os sistemas conciliam a produção de alimentos (frutas, grãos ou legumes) com recuperação de áreas degradas, a partir da plantação de áreas de floresta.

“O produtor vai ter que quebrar paradigmas, é difícil, mas é possível para mostrar como sistema viável. Também podemos conciliar a produção de gado, implantando linhas de cultivo para restauração ou com foco madeireiro, incluindo plantas nativas, que causaria mais bem-estar ao gado. Você pode ser um pecuarista e fazer a integração entre a pecuária e a floresta”.

Nova geração

O choque entre as gerações em “Pantanal”, com Jove levantando a bandeira da sustentabilidade apesar da relutância de José Leôncio, tem reflexo na vida real, de acordo com Arantes.

“Vimos uma nova geração que tem recebido essas fazendas, realmente, buscando estes novos sistemas. O que vem sendo tratado na novela é o que acontece na vida real. A nova geração não quer fazer o que havia sido feito. Os novos produtores rurais não buscam apenas o lucro, eles visam também compartilhar benefícios sociais e ambientais”, comenta.