HomeEcologia

Operação Amazônia combate crimes ambientais em Mato Grosso

Operação Amazônia combate crimes ambientais em Mato GrossoServidores mobilizados no combate ao desmatamento. Foto: Sema-MT

Até 45% das terras desmatadas não são usadas pela agropecuária
Omissão do governo tirou R$ 117 mi de multas por crimes ambientas dos cofres do MT
Empresas do Reino Unido deixarão, até 2025, de comprar soja de áreas desmatadas

A partir desta terça-feira, 7/3, as ações de combate aos crimes ambientais no Estado serão intensificadas com o lançamento da Operação Amazônia. Ao todo, 196 servidores irão a campo atuar, prioritariamente, nos 15 municípios que mais desmatam ilegalmente em Mato Grosso.

As secretarias de Estado de Meio Ambiente e de Segurança Pública estão à frente da operação e buscam o esforço conjunto entre parceiros na prevenção e combate ao desmatamento ilegal. Serão fiscalizados os alertas de devastação identificadas por imagens de satélite de alta resolução.

As ações integradas reúnem órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT), que é presidido pelo governador. Entre eles, as secretarias de Estado de Meio Ambiente, Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ministérios Públicos Federal e Estadual, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ibama, ICMBio e Funai.

Fonte: Governo de MT