HomeEcologia

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em MT

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em MTBalsa incendiada durante a operação que desmontou garimpo ilegal. Foto: Dem

Mato Grosso responde por um quarto do ouro ilegal do Brasil
PF desarticula organizações criminosas voltadas à extração e comércio ilegal de ouro
COP27: Exploração ilegal de madeira é impulsionada por 100 propriedades rurais com CAR

Uma operação da Polícia Civil desmontou, na semana passada, um esquema de garimpo ilegal  na cidade de Nova Guarita, região norte do Mato Grosso. Durante a ação, os agentes destruíram três balsas e embargaram propriedades que estavam atuando na área de preservação permanente (APP) do bioma amazônico.

As balsas destruídas na operação estavam atracadas às margens do rio Batistão, em área de APP, e eram utilizadas para garimpo, com a extração ilegal de ouro, degradação da fauna e a flora e, consequentemente, causando poluição ambiental com o depósito de produtos químicos no rio.

Durante a operação Pison, coordenada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), foram apreendidas armas de fogo e munições, substâncias análogas a mercúrio que eram jogadas no rio, cuias para limpeza de ouro, quatro balanças de precisão, embalagens com descrições que remetem ao comércio ilegal e clandestino de ouro, motosserra e redes utilizadas para pesca predatória.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente começou as investigações após receber ligações anônimas por meio do Disque Denúncia 197.

As investigações de inteligência da Polícia Civil, em parceria com a Delegacia de Polícia de Guarantã do Norte e Diretoria de Inteligência, duraram cerca de 90 dias.

Fonte: PJC