HomeEcologia

Pantanal e Cerrado devem ser destaques na pauta da COP-28

Pantanal e Cerrado devem ser destaques na pauta da COP-28Intenção é atrair investimentos para preservação do bioma. Foto: Wikimedia Commons

Alta na temperatura deve derrubar rendimento dos grãos no Cerrado, diz estudo
Empresas de alimentos da Espanha usam soja de desmatamento, diz estudo
Ibama amplia estratégia para biomas na temporada de incêndios

Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro acontece Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Além da Amazônia, o Pantanal e o Cerrado deverão ganhar destaque na pauta. As informações são do G1.

De acordo com a deputada federal Camila Jara, do Mato Grosso do Sul, que vai abordar o Pantanal e o Cerrado no evento, o governo federal pretende destacar os esforços desenvolvidos para a preservação do bioma para atrair investimentos internacionais para sua preservação. Neste mês de novembro, os incêndios na região mobilizaram autoridades, bombeiros, brigadistas e organizações em prol do meio ambiente no combate.

“É muito mais interessante preservar um bioma que ainda está conservado, do que tentar recuperar um bioma que infelizmente já foi devastado. A gente perdeu muitos ativos econômicos e sociais por não pautar outros biomas além da Amazônia nessas conferências. Então, pela primeira vez, vamos ter um painel onde vamos discutir o Pantanal e mostrar nossos ativos”, disse.

Um desafio a ser superado pelo governo é a desburocratização dos recursos que possam ser adquiridos no evento. Isso porque para que entidades tenham acesso ao dinheiro repassado, é necessário apresentar um projeto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), comprovando ações e resultados práticos.

“A COP28 vai ser central, porque a gente entende que vai restabelecer as relações diplomáticas”, concluiu.