HomeEcologia

Período de piracema em MT começa em 3 de outubro

Período de piracema em MT começa em 3 de outubroDurante o período de quatro meses, a fiscalização é intensificada. Foto: Secom-MT

Semana do Meio Ambiente em Lucas do Rio Verde terá mutirão de limpeza
MT segue como principal polo brasileiro de produção agropecuária
Pecuarista pode aproveitar chuvas para melhorar pastagens

O defeso da piracema 2022/2023 nos rios de Mato Grosso ocorrerá de 3 de outubro de 2022 a 2 de fevereiro de 2023. O período representa uma antecipação de um mês em relação ao decretado no restante do país.

A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) na quinta-feira, 8/9. A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado.

Isso porque a maioria das espécies de peixes já se encontra em período reprodutivo no mês de outubro nos rios mato-grossenses, de acordo com estudos realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No chamado defeso de piracema, fica proibida a pesca profissional e amadora nos rios de Mato Grosso. É permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para garantir a proteção da temporada reprodutiva dos peixes dos rios do Estado, é realizada fiscalização intensa e patrulhamento das suas principais bacias hidrográficas.

A operação é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas e Juizado Volante Ambiental (Juvam).