HomeEcologia

Veja ações de restauração de solo em países da América Latina

Veja ações de restauração de solo em países da América LatinaColombianos plantam árvores para recuperar bacias hídricas. Foto: Inciativa 20x20

Maior fatia do Safra foi destinada a práticas que promovem melhorias ambientais
Brasil passa a integrar iniciativa internacional Solos Vivos das Américas
Brasil pode ter papel de destaque para o mundo como provedor de soluções de baixo carbono

Você sabia que existem mais de dois bilhões de hectares de terras degradadas no mundo, dos quais 14% estão na América Latina?

Resultado de um mau uso do solo e de desmatamento, as terras degradadas na região estão por toda a parte:  no Gran Chaco — bioma que abrange o norte da Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil —, na região central do Chile, no Vale de Cauca,  na Colômbia, na Nicarágua, no Parque de Guanay, na Bolívia, e em muitos outros lugares. Sem contar com o Nordeste e o cerrado brasileiros e a floresta Amazônica.

A boa notícia é que tem gente se mexendo para mudar essa realidade. O projeto Iniciativa 20×20, por exemplo, visa restaurar 50 milhões de hectares na América Latina até 2030.

Como?

Por meio de reflorestamento natural ou assistido, introdução de agroflorestas, restauração de pastagens pelo manejo sustentável da pecuária, silvopastagem — a criação de animais em áreas com cobertura vegetal — e agricultura de baixo carbono.

E, claro , contando com a colaboração de governos, investidores privados e organizações técnicas para levar os projetos adiante.

O Iniciativa 20 x 20 inclui restaurar bacias hídricas e salvaguardar o abastecimento de água da área do Vale de Cauca,  com o cultivo de  dez milhões de árvores, combater a  desertificação e restaurar a terra degradada no Chile, a implantação da agroecologia na Argentina, produção de soja sustentável e livre de desmatamento no Gran Chaco, dentre vários outros projetos.

Saiba mais no site Inciativa 20 x 20.