HomeEconomiaBalanço

Agronegócio de Mato Grosso sente reflexos da guerra no Leste Europeu

Agronegócio de Mato Grosso sente reflexos da guerra no Leste EuropeuExportações brasileiras de óleo de soja cresceram. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Frete atinge níveis recordes em MT com avanço da colheita de soja
Portal oferece análise gratuita do comércio agrícola mundial
Venda da Eletrobras pode impactar subsídios de energia para o agro

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia refletiu na interrupção do fornecimento de óleo de girassol, impulsionando a procura por óleos substitutos, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja divulgado na quarta-feira, 23/03. Os dois países juntos representam 77,25% das exportações mundiais do óleo de girassol, segundo o USDA.

Logo, diante da menor oferta, os grandes consumidores do subproduto (em especial a Índia e China) estão migrando para outros óleos vegetais, como o óleo de soja, e assim direcionando sua demanda para América do Sul.

“Para se ter uma ideia, as exportações brasileiras de óleo de soja com destino a Índia no acumulado de janeiro e fevereiro apresentaram 28,38% do total das importações do ano de 2021. Desse modo, os preços do subproduto em Mato Grosso apresentaram acréscimo de 14,96% na 1ª quinzena deste mês ante a média de fevereiro, chegando a R$ 8.849,50/tonelada. Por fim, caso a guerra se estenda, a Índia deve continuar recorrendo ao óleo de soja brasileiro, fator que pode sustentar as cotações nos próximos meses de 2022”, informa o instituto, no boletim semanal da soja.

Fonte: Imea