HomeEconomia

Após queda da Selic, juros livres de crédito rural são reduzidos

Após queda da Selic, juros livres de crédito rural são reduzidosRedução pode aliviar custo do crédito a juros livres. Foto:Marcello Casal Jr./Agência Brasil

COP26: Desenvolvimento de agenda de sustentabilidade requer tempo, diz diretora do BC
Desmatadores não terão vez em crédito rural
Entra em vigor lei que atualiza regras das cooperativas de crédito

O corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, que foi aprovado na quarta-feira, 2/8, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, deverá será repassado na mesma proporção para os financiamentos com juros variáveis no crédito rural de curto prazo. O resultado é a redução nos custos para esses financiamentos.

Para as operações de investimento com vencimento superior a um ano, no entanto, não se espera uma alteração imediata, uma vez que as projeções indicam um aumento dessas taxas ao longo de um período mais longo. As informações são do Globo Rural.

Carlos Aguiar, diretor de Agronegócios do Santander, explicou que os juros livres pré-fixados para operações com vencimento de um ano, como as de custeio, estão em torno de 14% ao ano. Essas alíquotas poderão ser reduzidas em 0,5 ponto percentual. A curva de juros projetada pelo mercado para agosto de 2024 caiu de 11% para 10,5%.

“Para quem toma financiamentos pré-fixados, melhorou o preço. No pós-fixado, dificilmente vai haver um corte mais rápido do que o projetado, mas ele toma esse risco de a taxa chegar ou não a 10,5% no ano que vem. Há mudança no humor do mercado e dos produtores com o corte na Selic, porque acham que vai ficar mais barato. O repasse para as operações é praticamente imediato, o mercado se ajusta na hora”, disse ao site.

O diretor de Agronegócios do Bradesco, Roberto França, pontuou que a queda da Selic já estava precificada nas operações mais recentes da instituição.

“A expectativa de queda já fez com que colocássemos um precificação mais eficiente, mas a redução em si traz benefícios. As próximas operações já terão o benefício da Selic mais baixa”, afirmou.

De acordo com França, as operações de curto prazo com juros livres já estão abaixo de 14% ao ano no banco, e a previsão de momento é chegar próximo de 12,5% em um ano, perto do que é oferecido a juros controlados do Plano Safra.

A redução da taxa Selic não afeta as operações com juros controlados e já definidos. No entanto, se o custo do Tesouro Nacional para a equalização diminuir, o orçamento para a subvenção poderá render mais, permitindo subsídios adicionais para operações agrícolas e beneficiando mais produtores.

Uma fonte do site, que atuou na elaboração dos últimos Planos Safras, contou que a queda nos juros da economia pode diminuir o gasto da União para equalizar as operações cujos recursos são captados com fontes atreladas à Taxa Média Selic anualizada (TMS) ou ao CDI.

“A redução da Selic no curto e médio prazo permite melhores condições para os bancos oferecerem recursos com taxas livres em níveis mais próximos de 12%, que é a taxa estabelecida nos recursos controlados a grandes produtores”, finalizou.