HomeEconomiaAgricultura

Aumenta custo de produção de algodão em outubro no Estado

Aumenta custo de produção de algodão em outubro no Estado

Bacillus pode ser ferramenta para controle de pragas do algodão, diz Embrapa
Imea: Área de algodão de MT deve crescer 13,32% em 2021/22
Plantio de algodão da safra 2021/22 atinge 35% da área estimada, diz Abrapa

O custo de produção para o algodão da safra 2021/22 apresentou nova alta, em outubro, no nosso Estado e o chamado custo operacional efetivo ficou estimado em R$ 14,5 mil /hectare, ficando 2,16% ante setembro. A informação é do  IMEA (Instituto Mato-grossense de Defesa Agropecuária.

Esse incremento nas despesas foi puxado pela valorização dos insumos, principalmente os preços dos fertilizantes e corretivos (+6,49%) e dos defensivos (+2,15%). Além disso, foram determnantes para a escalada dos preços no mês de outubro as restrições nas exportações de fertilizantes por parte da China e da Rússia e a forte demanda da Índia por nitrogenados.

“Diante dos altos custos, o ponto de equilíbrio para a safra avançou 2,16% em relação ao mês de setembro e para que o produtor consiga cobrir o custo operacional efetivo é necessário que negocie sua pluma a R$ 122,85 por arroba.  Por fim, a preocupação para essa safra está nas entregas dos fertilizantes nas fazendas – possível atraso – e para a temporada 2022/23, uma vez que, a crise energética continua impactando os principais fornecedores de insumos e pode gerar uma escassez ainda maior para a safra”, conclui o IMEA.

Fonte: Imea